ITINERÁRIO CRÍTICO-LITERÁRIO DE MÁRIO FAUSTINO

Palestra proferida no 8° Círculo Literário Virtual de Entretextos: Leituras Compartilhadas de Mário Faustino, no dia 17 de outubro de 2020.

 

Na próxima quinta-feira, 22 de outubro, o poeta e crítico literário Mário Faustino dos Santos e Silva completaria 90 anos, não fosse o fatal desastre aéreo que o vitimou, na madrugada do dia 27 de novembro de 1962.  Nesse ano, Mário completara 32 anos de idade.

No âmbito da poesia brasileira, 1930, ano de nascimento do poeta, constitui extraordinário marco na história do Modernismo Brasileiro. Após a Fase de Ruptura, ele prossegue na década de 1930 revigorado pelo espírito de liberdade estética, tanto pelos poetas que se utilizam de soluções poéticas consagradas pela tradição, com uma lírica essencial, antipitoresca, e antiprosaica, quanto por poetas que põem em prática uma poesia mais avançada em matéria de formas e temas, em constante processo de pesquisas expressivas e sempre em dia com a evolução do espírito e da literatura de  vanguarda, originária de Oswald de Andrade.

Leia o ensaio na íntegra.

Autor(a):

Prof. Carlos Evandro M. Eulálio